sexta-feira, 4 de março de 2011

Panceta Assada

Pessoal, após um sumiço de alguns meses, estou de volta a ativa. Final de ano, férias, mudança de escritório e muita preguiça... Tudo isto me atrapalhou no mundo da comilança. Mas acho que desta vez estou voltando com chave de ouro. Quem me conhece sabe como sou fã de carne de porco e, mais precisamente, da panceta do açougue Porco Feliz, do Mercadão Municipal de São Paulo. Eu sempre fiz a panceta na brasa, mas recentemente fiz uma no forno (elétrico com grill) e ficou, modéstia a parte, perfeita. 




Para aqueles que leram panceta no começo do post e viram as fotos, fica claro que a panceta do Porco Feliz não é qualquer panceta. Em muitos lugares, a panceta é mais uma grossa camada de gordura com couro, que lembra mais o toucinho. Esta panceta das fotos pesa uns 2,2 Kg, e tem pouca gordura. Vamos a receita, que é simples e, o melhor de tudo, custa menos de R$ 10,00 por quilo. 

Ingredientes
  • Uma panceta do Porco Feliz
  • Sal Fino
  • Alho a gosto (eu costumo usar meia cabeça de alho)
  • 1 limão
Modo de Preparo

Faça pequenos cortes ao longo da panceta, como na foto ao lado. Faça cortes transversais também no couro dela, de forma que fique quadriculado (este lado, vou ficar devendo as fotos, mas mais abaixo dá pra ver estes cortes na panceta pronta). 

Amasse o alho com o sal, até formar uma pasta. Esprema o limão e misture tudo. Passe na panceta, especialmente no lado da carne. Deixe na geladeira por algumas horas ou de um dia para o outro, com o couro voltado para cima. 

Para assar, cubra a assadeira com papel alumínio. Durante todo tempo de forno, o couro deve ficar para cima. Coloque em forno a 200 Graus, por cerca de duas horas. Após este tempo a panceta já está assada, mas precisa pururucar. Então, tire o papel alumínio e volte ao forno. A cada 20 minutos, passe um pouco da gordura no couro dela, para ajudar a ficar pururuca. Assim que o couro pururucar, como nas fotos a seguir, ela está pronta para servir. O tempo dela pururucar varia. No meu caso, usei um forno elétrico com grill e ficou pronto em cerca de uma hora e meia. 




Um bom acompanhamento para esta maravilha suína é arroz branco e uma farofa de farinha de milho com bacon, ovo e cheiro verde.

7 comentários:

  1. hummmmm deve ficar uma delicia vou fazer agoraaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. EI AMIGO, OBRIGADO PELA RECEITA, DEVE TER FICADO ÓTIMA !!! JÁ PERCEBI QUE VC SABE COZINHAR, POR USAR BASTANTE ALHO !!! UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  3. Nossa!! Foi um sinal eu achar este post agora que acabei de chegar do meu 1º passeio no mercadão e adivinha? Com uma panceta maravilhosa do porco feliz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porco feliz WTF eu acho que o porco não fico feliz kkkkk

      Excluir
  4. Minha panceta tá no forno e sua receita tá aqui,aberta no pc...vou indo passo a passo,se ficar igual,"demorô"!!!

    ResponderExcluir
  5. É uma delicia!Nao esqueçam um cachacinha!

    ResponderExcluir
  6. Navegando pelo o YouTube encontrei esta receita vou fazer no final de semana deu água na boca só de ver a foto gosto muito de panceta.

    ResponderExcluir