quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Por que o nome "Comida como Esporte"?

Sempre comentei com amigos e conhecidos que eu como por esporte. Tem gente que gosta de correr, andar de bicicleta ou jogar futebol. Eu gosto de comer.

Já cheguei a levantar da cama à noite e ir comprar pão e ovo, pois deu vontade de comer pão com bife e ovo frito (com gema mole, claro).

Eu tenho prazer de sentar a mesa e comer algo que nunca provei, ou revisitar lugares que gosto para comer aquele prato que há anos não comia.

Minha meta com o "Comida como Esporte" é compartilhar estas experiências, dividir receitas e dar dicas de restaurantes.

Não sou chefe de cozinha e minha profissão nada tem a ver com comida. Mas comida é meu esporte.

Seja bem vindo e bom apetite.

2 comentários:

  1. Ótima iniciativa! Cara tempos a trás comecei a correr mas o esporte que gosto mesmo é comer, tomar cerveja e vinho ;-)

    Irei acompanhar de agora em diante.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Cascão,
    Parabéns pelo blog!
    É a sua pança...oops, sua cara!

    Vou contribuir com 2 centavos:
    . Se vc tiver uma frigideira de teflon de base chata, é melhor.

    1. Corte um pão francês ao meio, passe manteiga à temperatura ambiente (que é para espalhar bem, sem repuxar o miolo) e faça um pão na chapa, sem apertar o pão, e deixando a parte interna bem dourada, principalmente as bordas. Não faça nada na parte externa. Reserve o pão, de forma que não esfrie logo.
    2. Na sequência, derreta um pouco de manteiga (ou margarina, nessa hora serve), e ponha o ovo pra fritar (não é pra vc botar um ovo, ok?), sem quebrar a gema e já colocando uma boa pitada de sal em cima dela e uma salpicada pela clara.
    3. Aqui vem o "segredo": Depois que já estiver fritando, mas ainda com a gema bem mole, pegue uma colher, tire boa parte da gema e espalhe direto no pão, nas duas metades. O restante da gema que "sobrar", você espalha por cima da clara que está fritando.
    4. Em seguida, você coloca umas fatias de queijo em cima do ovo (misturar mussarela e queijo prato é da hora!), e por cima, coloque se quiser, algum tipo de frios defumado, como peito de peru, por exemplo.
    5. Vire esta mistura na chapa, coloque o pão aberto sobre isso tudo, espere um tempo, e depois vire tudo de novo, pra dar crocância agora na parte externa do pão. Pronto pra comer!

    Variação: Você pode acrescentar ao processo um pouco de alho picado em lâminas no inicío (no próprio pão), e/ou uma rodelas de cebolas logo acima dos frios e antes de virar, pra fritá-las também, e/ou uns nacos de queijo ralado (bom, daqueles em tiras, nunca em "pozinho")sobre a clara, de forma a "sobrar" pelas bordas, deixando crocantes também.

    Toque final: Você pode comer como se fossem 2 metades separadas mesmo, sem fechar o pão. Verá que aumenta a sensação de sentir as diferentes texturas e sabores no paladar!

    Bom apetite! E convida nóis pros seus testes!

    Abs,
    LuiZ

    ResponderExcluir